terça-feira, 27 de outubro de 2009

Gêneros Textuais- BIOGRAFIA

GESTAR II

Gêneros Textuais

"Gêneros textuais são maneiras de organizar as informações linguísticas de acordo com a finalidade do texto, com o papel dos interlocutores e com as características da situação.

Aprendemos a reconhecer e utilizar gêneros textuais no mesmo processo em que 'aprendemos' a usar o código linguístico: reconhecendo intuitivamente o que é diferente nos diversos textos. Do mesmo modo que desenvolvemos uma competência linguística quando apredemos código linguístico, desenvolvemos uma competência sócio-comunicativa quando aprendemos comportamentos linguísticos. A identificação dos gêneros está incluída nesta competência sócio-comunicativa."

BIOGRAFIA

Quando se fala em gênero textual, logo imaginamos os livros, os contos de fadas, os poemas, os grandes autores e esquecemos que tudo o que transmite uma mensagem escrita é literatura.

para tentar desenvolver uma idéia mais ampla de gênero textual, lancei para os alunos da 6ª série, a biografia. Por ser uma turma muito dinâmica e participativa penso que a proposta foi bem aceita.

A biografia tem como principal objetivo escrever sobre a vida de uma pessoa, neste caso, a vida do aluno.

Achando o conhecer sobre si de suma importância, propus esta atividade. O Avançando na Prática do caderno de Teoria e Prática, na página 25, serviu como base para este trabalho.

Após estudarmos a biografia de Carlos Drummond de Andrade, os alunos pesquisaram na Internet outras biografias aprofundando assim o conhecimento sobre o assunto. Após a pesquisa, cada aluno organizou sua própria biografia. Todos os trabalhos foram considerados satisfatórios, sendo expostos nos corredores da escola chamando a atenção de outros alunos.

Dentre tantas biografias interessantes, escolhemos uma para ilustrar melhor a trabalho aplicado aos alunos. O aluno cujo trabalho foi escolhido pelos colegas, para a postagem de sua biografia ficou muito orgulhoso de seu trabalho. A turma sentiu-se muito bem representada.

Minha Biografia

Meu nome é Luciano de Freitas Menezes. Minha mãe é Geneci Birba de Freitas, meu pai é Luís Carlos Felizardo Menezes. Tenho um irmão, o Leandro de Freitas Menezes.

Nasci no dia 30 de janeiro de 1992, pesando 3 kg.

A primeira pessoa a me visitar foi uma amiga de meu pai, que se chama Elena. Também foi ela que deu o meu nome. Depois dos sete dias, minha mãe começou a convidar meus padrinhos para me batizar em casa. Ela convidou o Alceri, a Vera e o Renato. Na igreja me batizaram os padrinhos Antoninho, Edite, João e a Araci.

Quando eu era pequeno, trocava a noite pelo dia. Às vezes me dava dor de ouvido. Uma vez meu pais colocou um remédio no meu ouvido e sarou, nunca mais tive aquela dor.

Tenho várias fotos de quando eu era pequeno. Ainda não tinha idade para ir à escola, mas queria muito aprender a ler e a escrever.

Brincava muitocom meus primos e amigos, mas quando não tinha com quem brincar, inventava brincadeiras sozinho.

Ajudava meu pai, minha mãe e minha avó fazendo pequenos serviços.

Com seis anos fui para a escola. Entrei na 1ª série, era a professora Sandra; na 2ª, foi a professora Ivete;na 3ª, a professora Geci; daí por diante passei a ter uma professora para cada disciplina.

Quando já estava com 11 anos, nasceu meu irmão. Gosto muito dele, é meu único irmão. Adoro brincar com ele, muito sapeca.

Este ano (2009), participei da escolha do garoto da escola 'Taufik Germano', onde esdudo. Foi uma emoção quando foi anunciado o resultado e eu havia ganho o concurso em primeiro lugar. Fui a todos os lugares que podia, na comunidade onde moro e onde meu pai trabalha. Tivemos uma entrevista com os jurados, desfile e a torcida. Tudo me emocionou muito. Fiquei muito feliz com o resultado, meu esforço foi recompensado. Minha prima me ajudou muito para esta conquista. Na hora fiquei muito nervoso e com muito frio também, mas valeu à pena.

4 comentários:

Anônimo disse...

muito abg adorei me ajudou muito

Unknown disse...

PORRA BORA BOTAR EXEMPLOS NÉH OX

Unknown disse...

PORRA BORA BOTAR EXEMPLOS NÉH OX PUTA QUE PARIO

Anônimo disse...

ISSO SÓ FEZ NA CARREIRA PRA FAZER SEXO NÉH