quarta-feira, 28 de outubro de 2009

VOLEI MIRIM MASCULINO

Os meninos obtiveram 4º lugar no campeonato dos jogos escolares do município realizado em 19 de outubro. Jacson Souza da Silva, Ivan Moreira, Charles Flores, Luis Caetano junior, Leonardo Santos, Róbson Jobim e Eric Lucas.

VOLEI INFANTIL FEMININO

As alunas participaram dos Jogos Escolares do Município e obtiveram o 2º lugar.

Tatiana Rodrigues, Édila Silva, Mariele Rodrigues, Elisiane Silva, Daísa Cardoso, Andreza Freitas, Rosana Moraes e Juliana da Silveira.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Gêneros Textuais- BIOGRAFIA

GESTAR II

Gêneros Textuais

"Gêneros textuais são maneiras de organizar as informações linguísticas de acordo com a finalidade do texto, com o papel dos interlocutores e com as características da situação.

Aprendemos a reconhecer e utilizar gêneros textuais no mesmo processo em que 'aprendemos' a usar o código linguístico: reconhecendo intuitivamente o que é diferente nos diversos textos. Do mesmo modo que desenvolvemos uma competência linguística quando apredemos código linguístico, desenvolvemos uma competência sócio-comunicativa quando aprendemos comportamentos linguísticos. A identificação dos gêneros está incluída nesta competência sócio-comunicativa."

BIOGRAFIA

Quando se fala em gênero textual, logo imaginamos os livros, os contos de fadas, os poemas, os grandes autores e esquecemos que tudo o que transmite uma mensagem escrita é literatura.

para tentar desenvolver uma idéia mais ampla de gênero textual, lancei para os alunos da 6ª série, a biografia. Por ser uma turma muito dinâmica e participativa penso que a proposta foi bem aceita.

A biografia tem como principal objetivo escrever sobre a vida de uma pessoa, neste caso, a vida do aluno.

Achando o conhecer sobre si de suma importância, propus esta atividade. O Avançando na Prática do caderno de Teoria e Prática, na página 25, serviu como base para este trabalho.

Após estudarmos a biografia de Carlos Drummond de Andrade, os alunos pesquisaram na Internet outras biografias aprofundando assim o conhecimento sobre o assunto. Após a pesquisa, cada aluno organizou sua própria biografia. Todos os trabalhos foram considerados satisfatórios, sendo expostos nos corredores da escola chamando a atenção de outros alunos.

Dentre tantas biografias interessantes, escolhemos uma para ilustrar melhor a trabalho aplicado aos alunos. O aluno cujo trabalho foi escolhido pelos colegas, para a postagem de sua biografia ficou muito orgulhoso de seu trabalho. A turma sentiu-se muito bem representada.

Minha Biografia

Meu nome é Luciano de Freitas Menezes. Minha mãe é Geneci Birba de Freitas, meu pai é Luís Carlos Felizardo Menezes. Tenho um irmão, o Leandro de Freitas Menezes.

Nasci no dia 30 de janeiro de 1992, pesando 3 kg.

A primeira pessoa a me visitar foi uma amiga de meu pai, que se chama Elena. Também foi ela que deu o meu nome. Depois dos sete dias, minha mãe começou a convidar meus padrinhos para me batizar em casa. Ela convidou o Alceri, a Vera e o Renato. Na igreja me batizaram os padrinhos Antoninho, Edite, João e a Araci.

Quando eu era pequeno, trocava a noite pelo dia. Às vezes me dava dor de ouvido. Uma vez meu pais colocou um remédio no meu ouvido e sarou, nunca mais tive aquela dor.

Tenho várias fotos de quando eu era pequeno. Ainda não tinha idade para ir à escola, mas queria muito aprender a ler e a escrever.

Brincava muitocom meus primos e amigos, mas quando não tinha com quem brincar, inventava brincadeiras sozinho.

Ajudava meu pai, minha mãe e minha avó fazendo pequenos serviços.

Com seis anos fui para a escola. Entrei na 1ª série, era a professora Sandra; na 2ª, foi a professora Ivete;na 3ª, a professora Geci; daí por diante passei a ter uma professora para cada disciplina.

Quando já estava com 11 anos, nasceu meu irmão. Gosto muito dele, é meu único irmão. Adoro brincar com ele, muito sapeca.

Este ano (2009), participei da escolha do garoto da escola 'Taufik Germano', onde esdudo. Foi uma emoção quando foi anunciado o resultado e eu havia ganho o concurso em primeiro lugar. Fui a todos os lugares que podia, na comunidade onde moro e onde meu pai trabalha. Tivemos uma entrevista com os jurados, desfile e a torcida. Tudo me emocionou muito. Fiquei muito feliz com o resultado, meu esforço foi recompensado. Minha prima me ajudou muito para esta conquista. Na hora fiquei muito nervoso e com muito frio também, mas valeu à pena.

domingo, 25 de outubro de 2009

CIDADÃO CONSCIENTE

A Assistente Social Tárcia Cheiram Santos, do Centro Educacional Especializado (CEEsp/SMEd), está implantando na escola um projeto piloto com a finalidade de diminuir as desigualdades sociais através de ações socialmente responsáveis, éticas e coletivas que possibilitem a transformação do aluno em um cidadão comprometido com a sociedade e o futuro. A comunidade escolar é o ambiente ideal para o desenvolvimento de projetos voltados à RESPONSABILIDADE SOCIAL. Os educandos podem e devem tomar conhecimento das necessidades e das problemáticas da sociedade e potencialmente tornarem-se cidadãos que respeitem a diversidade, que convivam com as diferenças e que sejam mais comprometidos com o futuro. É por meio de novas vivências que a escola deve ser repensada, devendo cultivar os valores que são a base de sustentação do comprometimento, como os princípios de respeito a diversidade, a interdependência, a justiça e ao amor ao próximo.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

GRÊMIO ESTUDANTIL

COMUNIDADE ESCOLAR RESGATA A IMPORTÂNCIA DO GRÊMIO ESTUDANTIL Para melhor cumprir a Lei Federal que determina às escolas a hastearem a Bandeira Nacional e entoar o Hino Nacional Brasileiro, semanalmente, no último dia 14 de outubro em Sessão Cívica foi empossada a nova diretoria do Grêmio Estudantil Otília da Silva Santos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Taufik Germano que estava adormecido há mais de uma década. A Diretora Sandra Badch designou a professora Amália Regina Dorneles Rodrigues para reativar o referido grêmio que após reformulação do estatuto e convocação de eleições, em alto estilo empossou-se a seguinte diretoria. Presidente – Daniele Machado Plate Vice-Presidente – Robson Santos Jobim 1ª Secretária – Luana Teixeira Rodrigues 2ª Secretária – Jéssica Brasil Menezes 1º Tesoureiro – Juciane da Rosa Strassburger 2º Tesoureiro- Kelli Renata Fonseca da Silva Oradora- Julia Kaden Chaves Um grupo de apoio composto pelos alunos Charles Kiefer Flores, Tatiane Lopes Rodrigues e Daian de Almeida Alves. Prestigiando a posse contamos com a presença da diretoria do Grêmio Estudantil Mário Quintana, da Escola Baltazar de Bem que também tem a professora Amália como orientadora. Contamos ainda com a banda da Escola Baltazar de Bem que numa apresentação belíssima homenageou a diretoria empossada e os professores da Escola Taufik Germano pela passagem do Dia do Professor. Em tempo, a diretora Sandra Badch saudou a diretoria demonstrando sua alegria pela reativação do Grêmio Estudantil, ao mesmo tempo em que garantiu apoio às ações que por ele serão desenvolvidas.

ESPORTE

terça-feira, 20 de outubro de 2009

GESTAR II

PROFESSORA EUNICE LACERDA
"Uma escola democrática e amorosa, que vise à autonomia e à auto-realização de cada aluno e que, ao mesmo tempo tenha como horizonte a justiça social, a felicidade da humanidade". Por tudo isso o professor jamais deve deixar de aperfeiçoar seus conhecimentos e investir em seus objetivos como educador e o Programa GESTAR II, vem nos dar mais um degrau para galgarmos esses objetivos. Eunice Lacerda(professora cursista) Postagens de trabalhos dos alunos, com os quais a professora cursista desenvolve as atividades do GESTAR II. INTERTEXTUALIDADE ENTRE GÊNEROS Esta atividade foi desenvolvida em duplas, com os alunos da sétima série, turno tarde, E.M.E.F. Taufik Germano. Após realizar as atividades do livro do aluno e do professor com os alunos desta turma, foi solicitado a eles que elaborassem uma bula ou receita com assuntos diversos. Todos os trabalhos foram satisfatórios, mas apenas alguns serão lidos a seguir. Esta seleção foi realizada pela própria turma que decidiu que a cada trabalho serão escolhidos alunos diferentes para a postagem, de modo que ao final todos tenham, pelo menos, um trabalho postado. COMO ENCONTRAR UM VERDADEIRO AMOR? Apresentação: cada pessoa precisa de um amor verdadeiro, puro, sincero, carinhoso e principalmente encontrar alguém que corresponda seus sentimentos. Informações gerais: deve ser mantido ao alcance de pessoas sonhadoras que necessitam de carinho e de atenção. Indicações: AMOR VERDADEIRO- tem que tratar com sinceridade. AMOR PURO- deve ser tratado com muita pureza. Efeitos colaterais: pode causar dependência da pessoa amada. Reações adversas: durante o uso você poderá apresentar sintomas de muita felicidade. Validade: você usa, abusa e nunca acaba. Angelita, Daniele e Jèssica Brasil UM MUNDO MELHOR Ingredientes 1 xícara de amizade 1 colher(chá) de respeito 500 gramas de amor 1 kg de fraternidade 1/2 xícara de carinho 1 kg de alegria 1 1/2 xícara de felicidade 1 colher(sopa) de caridade 2 litros de educação 2 copos de humildade 3 colheres(chá) de simpatia 1 xícara de paz 500 gramas de sossego
Modo de Preparo Coloque tudo, menos o amor, na batedeira por 5 minutos. Adicione uma colher(chá) de amor. Depois, despeje o conteúdo numa forma, leve ao forno por 30 minutos a uma temperatura de 150°C. Rende, no mínimo, 5 porções. William, Rafael e Joicemara.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PARABÉNS PROFESSOR

SER PROFESSOR É MUITO MAIS QUE TRANSMITIR CONHECIMENTOS.É AQUELE QUE MUDA VIDAS, ABRE HORIZONTES E MOTIVA PARA O APRENDER A APRENDER, APRENDER A SER E APRENDER A CONVIVER. AOS PROFESSORES DA E.M..F. TAUFIK GERMANO O DESEJO DE MUITA PERSEVERANÇA E QUE CONTINUEM DEIXANDO MARCAS SIGNIFICATIVAS POR ONDE PASSAM.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

terça-feira, 6 de outubro de 2009

COR DE PRIMAVERA

Coreografia da música COR DE PRIMAVERA apresentada na abertura do Baile de escolha da Rainha da Primavera

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

BAILE DA PRIMAVERA

Dia 03 de outubro aconteceu o Baile com a escolha das Rainhas, Pricesas e Simpatias, infantil e juvenil, da Primavera. O evento, que oportunizou a integração família e escola, foi um sucesso demonstrado pela participação das famílias.
Rainha Juvenil Ketlin Morgana Guedes da Silva
Princesa Juvenil Fernanda dos Santos Gonçalves
Simpatia Juvenil Ana Cristina da Silva Dias
Rainha infantil Helena Diovana Strassburger Barreto
Pricesa infantil Wanderléia dos Santos Jobim
Simpatia infantil Maria Elvira Bulsing Moraes
Melhor Torcida
O baile estava animadíssimo...
CANDIDATAS QUE PARTICIPARAM DO CONCURSO DA RAINHA DA PRIMAVERA
Apresentação de abertura:
coreografia da música Cor de Primavera
Comissão Julgadora
Equipe da Gastronomia
Preparação das Torcidas
Decoração 10